top of page
Buscar
  • INDAMA

Dicas para evitar o desperdício de óleo de cozinha

Sabe aquele desperdício que pesa no bolso e no meio ambiente? Estamos falando do desperdício de óleo. E é o que acontece em muitas cozinhas. Mas, o que muita gente não considera, é que o consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde.


Boa parte da população utiliza óleos vegetais para temperar e cozinhar alimentos, seja óleo de soja, girassol, entre tantos outros existentes no mercado. Esses tipos de gorduras, porém, são conhecidos por aumentar os níveis de colesterol ruim e contribuir para doenças cardíacas e derrames.


Portanto, é importante limitar o consumo do óleo. Pois, seu excesso acaba causando o desperdício, o que implica em graves problemas ambientais e de saúde pública causados quando o seu descarte é feito de maneira inadequada, prejudicando uma grande parte das nossas águas.


Quando o óleo é jogado na pia, ele se junta a outros resíduos e pode entupir as tubulações, se acumular nos rios, lagos e oceanos, onde afeta a vida marinha e as plantas aquáticas. É importante ter em mente que o óleo de cozinha usado é um produto altamente tóxico que pode afetar o meio ambiente de maneira nociva.

Para ajudar a evitar o desperdício de óleo na sua cozinha, separamos algumas dicas que podem ser bastante úteis. Confira!


Use o óleo de cozinha apenas uma vez


Se você precisar usar o óleo mais de uma vez, guarde-o em uma garrafa limpa e seca e mantenha bem fechada.


Use o óleo apenas na quantidade necessária para o preparo


Não adicione mais do que o necessário.


Cozinhe alimentos que não exigem muito óleo


Se possível, use métodos de preparo saudáveis, como grelhar, assar, cozinhar a vapor ou assar.


Sempre use uma panela de tamanho adequado


Se a panela for muito grande, você acabará usando mais óleo do que o necessário.


Doar o óleo usado para reciclagem é uma maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente. E aqui na Indama damos o destino correto para o seu óleo de cozinha usado.

É importante que cada um de nós faça a sua parte para reduzir o desperdício de e óleo de cozinha, seja através de práticas de armazenamento e filtragem adequadas e descarte correto de óleo usado.


Não desperdice e nem despeje o óleo de fritura usado em pias, ou ralos, ajude você também a preservar o Meio Ambiente e a cuidar da saúde desta e das futuras gerações.


Nunca jogue óleo usado na pia ou no ralo.


19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page