Buscar
  • INDAMA

Pegada de carbono: como calcular e reduzir a sua?




Provavelmente, você já ouviu falar de como as emissões de gás carbônico afetam o planeta, certo? Afinal, esse gás é um dos principais causadores do efeito estufa, sendo responsável por cerca de 60% de sua ocorrência. Contudo, ele é natural, sendo inclusive produto de nossa respiração. Sendo assim, é gerado em diversas ações. Por essa razão, é importante diminuirmos sua produção e seguir o conceito da pegada de carbono pode ajudar.

No post a seguir, entenda o que é essa marca e como pode ser calculada. Além disso, saiba o que você pode fazer para diminuir a sua. Boa leitura!


Afinal, o que é pegada de carbono?


Do inglês “carbon footprint”, o termo foi criado por William Rees e Mathis Wackernagel na década de 1990. Basicamente, a pegada de carbono é um cálculo que pode ser feito para medir quanto de carbono os hábitos de vida de uma pessoa produzem. Ou seja, qual é a marca de carbono que ela deixa no meio ambiente, conforme cada ação que pratica.

Sendo assim, esse conceito complementa a ideia de pegada ecológica, que é usada para saber qual é a média de impacto da vida humana na Terra. A partir disso, pode-se propor reduções de ações prejudiciais e até novas soluções sustentáveis, além de propostas para compensar o carbono que é gerado.


Outro ponto importante é que mais do que adotado por empresas, a pegada de carbono pode ser calculada para cada indivíduo. Dessa maneira, você pode saber como seus hábitos andam refletindo no meio ambiente e pode repensá-los.


Como pode ser calculada?

A pegada de carbono é calculada de acordo com os hábitos pessoais de cada um, resultando em determinado impacto. Por isso, não é uma marca que possa ser medida de forma generalizada ou extremamente precisa. Assim, se você quer calcular a sua, pode medi-la por diferentes sites que, baseados em perguntas sobre seus hábitos, podem conferir um resultado médio. Por exemplo:

  • Global Footprint Network;

  • Carbon Footprint;

  • Pegada ecológica.


O que fazer para reduzir a pegada de carbono?


Cada pequena ação pode influenciar no aumento da pegada de carbono. Felizmente, também há muito o que se pode fazer no dia a dia para diminuí-la e até zerá-la em termos de compensação. A seguir, saiba algumas que você pode aderir!


Diminua o consumo de plástico

O plástico é um dos principais materiais em discussão, quando se pensa em sustentabilidade. Levando cerca de 400 a 500 anos para se decompor completamente, ele está ligado à produção de carbono tanto em sua produção, por ser um subproduto do petróleo, quanto em sua incineração, por liberar gases nocivos ao meio ambiente.


Sendo assim, procurar diminuir sua produção e consumo é essencial para alcançar o equilíbrio. Nesse sentido, adotar também novas tecnologias de materiais biodegradáveis pode ser uma saída para substituir o plástico tradicional.


Plante árvores

As árvores, por meio de fotossíntese, transformam CO2 em glicose e oxigênio. Sendo assim, aumentar seu número é uma forma de alcançar melhores compensações de gás carbônico no ambiente.


Além disso, elas também favorecem o equilíbrio da temperatura global. Assim, quanto mais árvores existem em determinado espaço, seja em um bairro ou cidade, mais fresca será a região e menor a sua temperatura.


Economize energia

Na produção de energia, especialmente em fontes não renováveis, ocorre uma grande geração de CO². Como a maioria de nossas atividades precisa desse recurso, ao considerá-lo em nível global, o impacto é grande.


Sendo assim, tomar medidas de economia no trabalho, em sua empresa ou mesmo dentro de casa ajuda a economizar esse recurso. Dessa forma, você pode tomar ações simples que fazem a diferença como:

  • desligue os aparelhos da tomada quando não estão sendo usados;

  • opte por lâmpadas sustentáveis;

  • não deixe luzes ligadas desnecessariamente;

  • use ao máximo a capacidade da máquina de lavar ou lava-louças;

  • incentive o uso de um mesmo ambiente para várias pessoas;

  • diminua a quantidade de equipamentos em casa.


Reduza seu lixo

Todo produto em decomposição também pode aumentar a pegada de carbono. Dessa forma, procurar diminuir o seu lixo é um fator importante para evitá-la. Além disso, reduzir essa grande quantidade de detritos também significa um consumo mais consciente e um melhor uso dos produtos que você escolhe.


Evite desperdícios

Juntamente com a redução de lixo e o consumo consciente está a prática de evitar desperdícios. Nesse sentido, ela não só está relacionada a alimentos, mas também a qualquer artigo que você possa usar.


Por exemplo, no caso das roupas, em vez de comprar grandes quantidades, incentivando cada vez mais sua produção, é interessante fazer um bom uso e até adotar medidas de compartilhamento, para que se possa usar roupas novas ou em bom estado, além de variadas, mas sem comprar. Dessa forma, uma peça é bem aproveitada por mais de uma pessoa.


Além disso, a reciclagem ainda é um processo importante, relacionado especialmente ao cuidado com embalagens. Sendo assim, retornar o uso de papel, vidro e plástico que não pôde ser evitado é uma forma de reaproveitar sua matéria-prima, sem necessidade de produzir mais, o que economiza recursos em seu processo de fabricação.


Aposte em energia solar

Pensando melhor em energia, pode parecer que não, mas você também pode escolhê-la. Isso porque existem soluções provenientes de fontes não renováveis, que você pode usar tanto para casa quanto para sua empresa, como no caso da energia solar.


Repleta de vantagens, ela não só está acessível para todos, como também tem um papel importante na sustentabilidade do planeta. Além disso, garante a você mais liberdade e economia na conta de luz, que pode chegar a até 95%.


Segundo a GFN, em 2021 seriam necessários 1,7 planetas para sustentar o estilo de vida da humanidade. Ou seja, a cada ano, a Terra fica mais sobrecarregada com o consumo em detrimento de sua capacidade de regeneração. Sendo assim, é muito importante não só conhecer a sua pegada de carbono em complemento à pegada ecológica, mas procurar diminui-la com ações conscientes, aplicadas no dia a dia.


Quer garantir um sistema de qualidade, que vai tornar sua rotina mais sustentável? Fale com a LYS SOLAR.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo