top of page
Buscar
  • INDAMA

Saiba como garantir a segurança alimentar em seu restaurante



A vigilância sanitária é um conjunto de ações que visam proteger e promover a saúde da população por meio de controle e fiscalização de serviços, produtos e ambientes que possam oferecer alimentos à população.


Seu principal objetivo é garantir que os estabelecimentos estejam em conformidade com as normas e regulamentos sanitários, promovendo a prevenção de doenças e promoção da saúde pública. E isso é feito por meio de inspeções e fiscalizações.


Já que restaurantes são lugares onde as pessoas vão para se alimentar e desfrutar de uma experiência gastronômica, é fundamental que os mesmos cumpram normas rigorosas de higiene para garantir a segurança alimentar dos seus clientes.


Abaixo, veja algumas práticas muito importantes que podem ser adotadas por esses estabelecimentos.


Treinamento dos funcionários


É importante que os funcionários recebam treinamento adequado sobre higiene e segurança alimentar. Eles devem saber como manipular alimentos corretamente, como limpar e higienizar as mãos, utensílios de cozinha e superfícies, além de saber como identificar e evitar riscos de contaminação.


Higienização dos utensílios e equipamentos


Todos os utensílios, equipamentos e superfícies que entram em contato com alimentos devem ser higienizados regularmente. Isso inclui facas, tábuas de corte, panelas, fogões, fornos, geladeiras, freezers, etc.


Armazenamento correto dos alimentos


Os alimentos devem ser armazenados corretamente para evitar a proliferação de bactérias e outros micro-organismos que podem causar doenças. Os alimentos crus devem ser mantidos separados dos alimentos cozidos e prontos para o consumo. Além disso, é fundamental que os alimentos sejam armazenados em temperaturas adequadas para evitar a proliferação de bactérias.


Limpeza e higienização do ambiente


É importante que o ambiente do restaurante seja limpo e higienizado regularmente. Isso inclui a limpeza do chão, paredes, teto, banheiros, mesas e cadeiras, entre outros.

Controle de pragas: os restaurantes devem ter medidas de controle de pragas para evitar a presença de insetos e roedores no ambiente. Isso inclui o uso de armadilhas e produtos químicos adequados, além de manter o ambiente limpo e higienizado.


Oferecer um alimento saudável é uma responsabilidade de todo restaurante que se preocupa em oferecer uma boa experiência aos seus clientes desde o momento que recebe o alimento e o armazena, passando por todas as etapas do preparo até a distribuição.


Ao cumprir todas normas de higiene, o restaurante garante a saúde dos seus clientes e evita problemas com órgãos reguladores e, agrega cada vez mais valor à reputação do estabelecimento.


Saiba que seu restaurante, além de garantir a segurança alimentar dos clientes também pode ter a oportunidade de contribuir para o meio ambiente, adotando a prática de coleta e destinação correta do óleo de fritura usado para o preparo de alimentos.


O óleo de fritura é um resíduo que pode causar graves danos ao meio ambiente quando descartado incorretamente. Por isso, é fundamental que seu restaurante adote medidas para coletar e destinar corretamente esse resíduo.


Seja um parceiro nosso! A Indama é especializada em fazer a coleta e o transporte do óleo para a destinação adequada.


Não jogue fora o óleo de fritura usado em pias, ou ralos, ajude você também a preservar o Meio Ambiente e a cuidar da saúde desta e das futuras gerações.


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page